carregando...

Eventos da História Pontual de Santa Catarina – Janeiro

Eventos da História Pontual de Santa Catarina – Janeiro

Dia 01/1854 – Fundação da Colônia Militar de Santa Tereza, às margens do rio Itajaí do Sul, ao longo da estrada da Capital para Lages, no hoje Distrito de Catuíra, no Município de Alfredo Wagner.


Dia 02/1867 – Inauguração da linha telegráfica entre a capital da Província de Santa Catarina e Laguna.


Dia 03/1867 – Ato, desta data, cria a Agência dos Correios de Joinville.


Dia 03/1912 – Nasce, em Lages, Rubens de Arruda Ramos. Político e jornalista, foi Secretário de Educação do Estado e dirigiu o jornal “O Estado”, de Florianópolis.


Dia 04/1896 – Nasce, em Orleans, Tito Carvalho. Escritor e jornalista, foi autor do livro Bulha d’Arroio. Dirigiu a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.


Dia 05/1825 – Ato, desta data, cria um “Correio Terrestre”, ligando a cidade de Desterro a Porto Alegre(RS) e a Paranaguá (PR).


Dia 06/1851 – Inaugurado, na capital da Província de Santa Catarina, o Mercado Público, então situado na atual Praça XV de Novembro, local onde funcionou até 1896.


Dia 08/1865 – Criado, na cidade de Desterro, o “Corpo de Voluntários da Marinha”, reunindo embarcadiços fixados em Santa Catarina. Foi uma iniciativa do então Capitão dos Portos, Enéas J. de Barros Torreão, tendo em vista a eclosão da Guerra do Paraguai.


Dia 09/1786 – Ato desta data, assinado pelo governador da Capitania de São Paulo, Francisco da Cunha Menezes, nomeia o Capitão de Auxiliares, Bento do Amaral Gurgel Annes, para o cargo de capitão-mor e regente da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres do Sertão das Lagens. Foi o segundo a ocupar o posto.


Dia 10/1883 – Instalado, nesta data, o município de Blumenau, criado pela Lei no 860, de 04 de fevereiro de 1880.


Dia 10/1891 – Decreto no 40, desta data, cria o 4o Distrito, no município de São José.


Dia 11/1894 – As tropas federalistas, sob o comando de Gumercindo Saraiva, deixam Joinville e atacam as forças legais na divisa com o Estado do Paraná, obrigando os comandados do tenente-coronel Ismael do Lago a recuarem até a cidade paranaense de Tijucas do Sul.

Leia mais na edição número 50, clique aqui para comprar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *